quinta-feira, 1 de maio de 2008

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (Star Wars Episode VI: Return of the Jedi)


História
Luke Skywalker (que não terminou o treino Jedi) e a Princesa Leia vão a Tatooine ao resgate de Han Solo, mantido prisioneiro por Jabba the Hutt, um perigoso gangster intergaláctico. Enquanto isso, o Império reconstrói secretamente uma nova Estrela da Morte na lua de Endor ao mesmo tempo que o Imperador esboça um plano para acabar com a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Darth Vader, sob as ordens do Imperador prepara-se para reencontrar e trazer o seu filho à sua presença, para este último poder assim consumar o seu objectivo de destruir a Aliança Rebelde e o último cavaleiro Jedi de um só golpe.
Após resgatar Han Solo, a Aliança Rebelde, que recentemente havia obtido informações sobre o projecto para a nova Estrela da Morte engendra um plano para sufocar a agenda imperial: estando as esqueleto metálico da nova Estrela da Morte ainda parcialmente construído e apenas ligeiramente protegido por um escudo deflector interplanetário, emitido através da lua de Endor, a partir da qual a estação semi-construída orbita, uma pequena equipa de assalto deverá supostamente passar o bloqueio planetário através de códigos imperiais fornecidos pela rede de espionagem Bothan, desactivar a estação emissora do escudo deflector e aguardar a chegada da frota rebelde para finalizar a destruição da Estrela da Morte antes de esta atingir o nível de funcionalidade para se auto-defender. Contudo a Aliança Rebelde cai numa armadilha feita pelo próprio imperador, pois tanto a informação do estado actual da nova Estrela da Morte como os códigos de entrada na lua eram parcialmente falsos, com o objectivo de atrair a frota principal da aliança rebelde à sua destruição. Ainda assim o pequeno shuttle consegue passar o bloqueio e inflitrar-se na lua de Endor. É lá que, os rebeldes conhecem os Ewoks, uma raça seres semelhantes a pequenas ursos, com um estilo de vida ainda semi-primitivo e organização social tribal. Contudo os Ewoks mostrar-se-iam essenciais para a destruição da central emissora, inicialmente protegida por uma legião das melhores tropas imperiais, que, segundo o imperador, já aguardavam o assalto rebelde. Através de variadíssimas armadilhas e tácticas de emboscada, os nativos Ewoks, conseguem surpreender as fileiras imperiais e, juntamente com o pequeno exército rebelde, tomar a estação emissora do escudo deflector que é detonada de seguida.
Enquanto isso já a frota rebelde se encontrava no espaço próximo da lua de Endor, pronta a atacar a estação espacial desarmada, caindo em cheio na armadilha montada pelo Imperador. É Lando Calrissian, a bordo da Millenium Falcon que se aperceberá a tempo do esquema imperial, devido à estranha inactividade da massiva frota imperial que se encontrava juntamente em órbita com a Estrela da Morte, avisando o Almirante Ackbar a retirar com as naves para uma distância segura. Uma descarga proveniente da própria Estrela da Morte que destruiu um cruzador Nebulon, revelaria por fim a verdadeira natureza da armadilha - a aniquilação completa da Aliança Rebelde.
Aquando o assalto à estação emissora em Endor, Luke Skywalker, ciente do que o seu destino lhe reserva, decide entregar-se e enfrentar Darth Vader que no filme anterior da saga, Episódio V: O Império Contra-Ataca, se havia revelado seu pai. Luke, previamente avisado por Yoda que a sua prova de fogo para justificar o seu título de Cavaleiro Jedi seria enfrentar Vader, vislumbrava agora uma réstia de luz e bondade no coração do seu pai, enclausurado dentro da horrível armadura mecânica. Luke tentará ainda persuadir o pai a ouvir a sua consciência, mas segundo as palavras do próprio "Agora é tarde demais para mim, filho" ("It is too late for me, son"). Vader levará assim o filho à presença do Imperador Palpatine onde segundo as suas palavras, Luke "se converterá ao Lado Negro ou morrerá".
Confrontando a assustadora presença do próprio Imperador, Luke Skywalker é então constantemente tentado por este a usar a sua raiva para o atacar, completando assim a sua viagem para o Lado Negro da Força. Luke manterá a sua compostura ainda durante algum tempo mas após a revelação da armadilha em que a frota rebelde mergulharia assim que entrasse na órbita da lua, por parte do próprio Imperador Palpatine, seguida da primeira descarga da nova Estrela da Morte que começará a dizimar a frota rebelde ("Now witness the power of this armed and fully operation Battlestation!"), Luke cego de raiva tentará atacar o Imperador com o seu sabre de luz propositadamente posto ao alcance do mesmo, pelo próprio Palpatine. Vader bloqueará este ataque directo ao seu mestre e assim pai e filho começarão o duelo que decidirá o futuro da galáxia à medida que o lado negro da Força cresce. Apesar de Vader ser um lutador excelso, este não resistirá à perícia e agilidade das novas habilidades adquiridas pelo seu filho alimentadas e duplicadas pela raiva passional com que este se encontrava no momento. Luke derrotará assim o seu pai decepando a sua mão esquerda.
É contudo neste momento que o destino dá mais uma reviravolta: ao contemplar a verdadeira natureza mecânica da mão decepada do seu pai, Luke ver-se-á assim à luz do seu próprio reflexo comparando a sua mão esquerda, também biónica, com a do seu pai, como uma representação do próprio Lado Negro da Força, ou seja, um poder facilmente adquirível mas horrivelmente deformador a nível interno ainda que exteriormente invisível. Assim num lapso de consciência, Luke recusar-se-á a matar o seu pai e a ocupar o seu lugar como previsto pelo Imperador, declarando de seguida o falhanço deste. É então que num misto de surpresa e raiva o Palpatine atacará Luke com uma poderosíssima descarga eléctrica emanante das suas próprias mãos (claramente um poder de Força do Lado Negro, conhecido no Expanded Universe como Force Lightning ou seja "Relâmpago de Força") que tombará imediatamente o inexperiente Luke a uma agonia sem precedentes. Palpatine estava decidido a destruir Luke, o último dos Jedi ali mesmo e nada o poderia impedir. Na sua agonia Luke suplicaria ajuda ao pai que se encontrava ainda vivo se bem que muito fraco. Os gritos suplicantes d Luke farão, contudo o que os seus apelos não fizeram anteriormente; assim num misto de revolta e de amor pelo seu filho, Darth Vader arremessará o imperador para um poço gradeado que se encontrava na mesma sala que conduzia directamente ao reactor principal da estação, matando instantaneamente o Imperador. Contudo Vader terá pouco tempo para testemunhar a sua própria redenção. Os seus já danificados sistemas vitais, sofreram ainda mais dano devido às descargas eléctricas do Imperador que parcialmente atingiram Vader enquanto este carregava o Imperador para o poço de ventilação onde este encontraria a morte, eliminando todas as hipóteses de sobrevivências do antigo Lorde Sith. Vader terá ainda assim tempo suficiente para um último diálogo com o seu filho Luke, que correrá em seu auxílio após se recompor dos ataques do Imperador. Vader pedirá então a Luke para lhe retirar a sua máscara para o ver por uma última vez com os seus próprios olhos; por debaixo da terrível máscara Luke encontrará apenas um pobre homem deformado pelo lado negro e pela máquina que garantia a sua subsistência, tão diferente da figura imponente que outrora a sua terrível presença emanava. Vader admitirá por fim que Luke estava certo em relação à sua compaixão e bondade e abandonará por fim o mundo dos vivos. Luke tornar-se-á assim no último e simultâneamente no primeiro Jedi da Nova Era.
Pouco depois de Luke sair com o corpo de Vader da Estrela da Morte, as forças rebeldes (lideradas por Lando Calrissian) invadem o interior da estação, pois o escudo havia sido desactivado por Han Solo e Leia, e destroem o reactor principal. A estação colapsa e explode, assinalando a derrota das forças Imperiais e do próprio Imperador (contudo o Império Galáctico iria ainda permanecer durante muitos anos numa longa e dura guerra com a após formada Nova Républica).
No final, Luke reunir-se-à com os seus amigos em Endor para festejar a vitória conjuntamente com os Ewoks. Aqui Luke revelará a Leia a sua relação parentesca e consequentemente Leia revelará o mesmo a Han Solo o que oficializará a a seu namoro. Luke ainda tem uma visão dos espiritos de Yoda, Obi-Wan e seu pai Anakin Skywalker juntos de novo.
STAR WARS EPISÓDIO VI: O RETORNO DE JEDI FOI INDICADO AO OSCAR 1984 EM 4 CATEGORIAS TENDO GANHO O PRÊMIO DE MELHORES EFEITOS ESPECIAIS.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back)


História
Três anos após a destruição da Estrela da Morte (como foi mostrado no Episódio IV), a Aliança Rebelde continua fugindo da ameaça imperial, comandada pelo temido Imperador e seu seguidor Darth Vader. Os rebeldes, liderados por Luke Skywalker, Han Solo e pela Princesa Léia, escondidos em uma base secreta no planeta gelado Hoth, são descobertos e atacados pelo exército Imperial, através dos poderosos AT-AT(tanques de guerra gigantescos, parecidos com tartarugas). Esse ataque é liderado por Darth Vader, que está obcecado em encontrar os jovens líderes rebeldes. Depois de terríveis momentos de batalha, os sobreviventes se espalham, com a finalidade de chegarem ao próximo ponto de encontro da Aliança Rebelde.
Luke Skywalker, acompanhado de seu andróide R2-D2, seguindo a orientação do espírito de Obi-Wan Kenobi, vai para o planeta pantanoso Dagobah, encontrar o outrora mais poderoso Jedi, Yoda, e com ele terminar seu treinamento.
Han Solo, Léia, C-3PO e Chewbacca são atacados pelas naves imperiais e a Millenium Falcon fica incapacitada de pular para o hiperespaço. Depois de fugir do ataque imperial em meio a uma chuva de meteoros,vão atrás de um antigo amigo de Han, Lando Calrissian, para consertarem a nave.
Ao encontro de Lando, tem uma surpresa... Chegando lá quem estava os esperando era Darth Vader que captura Han Solo que faz uma especie de congelamento e faz também revelações bombasticas, ele revela a Luke Skywalker que ele é seu verdadeiro pai.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Star Wars Episode IV: A New Hope)


Sinopse
O "alto oficial" do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora Princesa Leia Organa, sob 2 acusações: ela é parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte.
A nave de Leia é tomada, mas a Princesa coloca os planos na memória do dróide R2-D2 e esse, com seu parceiro C-3PO, entra num módulo de escape e cai no planeta Tatooine.
Em Tatooine,são capturados pelos Jawas, que os vendem a Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. Ao limpar R2, Luke descobre uma mensagem de Leia. Ela é destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra de Ben Kenobi, ermitão que vive nas montanhas, e vão lhe passar a mensagem...
R2-D2 foge durante a noite em busca de Obi-Wan Kenobi. Luke e C-3PO saem em sua busca mas são atacados por Tusken Raiders, povo da areia. Obi-Wan Kenobi, conhecido por Ben Kenobi, aparece e salva Luke e os dróides.
Ben Kenobi assiste a mensagem de Leia e decide ajudá-la, mas Luke se recusa a viajar até Alderan. Ao retornar pra casa descobre que seus tios Owen e Beru foram mortos por Stormtroopers do Império, não lhe estando alternativa a ajudar Ben Kenobi.
Kenobi, Luke e os dróides vão até Mos Eislei em busca de um piloto que os leve até Alderan. Lá encontram Han Solo e Chewbacca que aceitam o serviço. As tropas imperiais tentam impedir a fuga, mas a Millenniun Falcon, nave de Han Solo, consegue escapar.
Durante a viagem até Alderan, Kenobi começa a ensinar Luke sobre as técnicas Jedi. A princesa Leia é torturada na estrela da morte para confessar o local da base rebelde, mas diante de sua resistência, o oficial do império Tarkin e Darth Vader decidem explodir o planeta Alderan, demonstrando o poder de fogo da Estrela da Morte.
Ao chegarem até o que sobrou do planeta, a Millennium Falcon é atraída para a Estrela da Morte. Os tripulantes se escondem no compartimento de carga, usado por Solo para transporte de mercadorias contrabandeadas.
Dentro da Estrela da Morte, eles conseguem se disfarçar de Stormtroopers e localizam a princesa, enquanto Ben Kenobi desativa o raio trator que impede a decolagem da nave. Enquanto Solo, Luke, Chewbacca e os dróides libertam a princesa e fogem para a nave, Ben Kenobi enfrenta Darth Vader, seu antigo aprendiz. Kenobi é morto e a Millennum Falcon escapa. Entretanto o Império rastreia a nave para descobrir o local da base da Aliança Rebelde.
Sabendo que a fuga foi facilitada, os rebeldes preparam um ataque à Estrela da Morte com base nos planos escondidos em R2-D2. Naves rebeldes, como a X-Wing, atacam a Estrela da Morte. Luke, com ajuda de outros pilotos rebeldes como Biggs e Wedge enfrentam Tie Fighters do império. Han Solo, que havia desistido de participar do ataque, volta em última hora para proteger Luke do ataque da nave de Darth Vader. Luke consegue atingir o alvo de apenas 2 metros sem ajuda do computador da nave. A Estrela da Morte explode, mas Vader escapa. Luke, Solo e Chewbacca são condecorados pela princesa Leia.

Elenco principal
Mark Hamill .... Luke Skywalker
Harrison Ford .... Han Solo
Alec Guinness .... Obi-Wan Kenobi
Carrie Fisher .... Princesa Leia Organa

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III: Revenge of the Sith)


Sinopse
Três anos depois do Episódio II: Ataque dos Clones, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão casados, a República está em guerra com a Confederação e Darth Sidious (Ian McDiarmid) prepara-se para controlar a galáxia. Quando Anakin se une ao Lado Sombrio da Força, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) deve lutar para proteger Padmé e seus filhos.

Antecedentes
A República está desmoronando sob os ataques do inescrupuloso Lorde Sith, Conde Dooku. Há heróis dos dois lados. O Mal está em toda parte. Numa ação impressionante, o diabólico líder dos andróides, General Greivous, entrou de assalto na capital da República e seqüestrou o Chanceler Palpatine, líder do Senado Galáctico. Enquanto o Exército Separatista tenta escapar da capital sitiada com seu valoroso refém, dois cavaleiros Jedi lideram uma desesperada missão para resgatar o Chanceler cativo.

História
Neste terceiro filme, o Supremo Chanceler Palpatine ganha a confiança de Anakin Skywalker, que, depois de saber que a sua mulher, a senadora Padmé Amidala, está grávida, e que esta pode morrer durante o parto, decide salvá-la.
Enquanto Obi-Wan Kenobi, parte para o planeta Utapau, em perseguição ao General Grievous,Anakin Denúncia Palpatine que na verdade é Um lorde Sith,Darth Sidious.Mas Anakin Ama tanto Amidala,que acaba por cortar o braço de Mace Windu, e Palpatine/Darth Sidious solta uma descarga de raios elétricos,o que faz Mace Windu cair do prédio.Assim,Anakin se torna Darth Vader e recebe ordens de acabar com os Jedis.Depois iria para o sistema Mustafar,Aonde acaba com a Confederação do Comérico inteira.
Nesse momento começa o extermínio dos Jedis, a vingança final dos Sith. Só Obi-Wan e o grande mestre Yoda sobrevivem.
Obi-Wan parte para o planeta Mustafar escondido na nave de Amidala, e luta com Anakin para salvar a galáxia. Depois dessa luta, Anakin ficou mutilado e queimado, e por essa razão, Darth Sidious pôs-lhe uma armadura, na qual ele viria a ser conhecido.
Pouco tempo depois, Padmé deu à luz Luke e Leia, que foram divididos à nascença. Padmé morre no parto e os seus filhos seguem caminhos diferentes: Leia é levada para a corte de Alderaan, e é criada por Bail Organa (Jimmy Smiths), grande político que lutou ao lado dos Jedis na Guerra dos Clones, enquanto Luke é levado para Tatooine, para perto dos seus familiares, Owen (Joel Edgerton) e Beru Lars.

Elenco
Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi)
Hayden Christensen (Anakin Skywalker / Darth Vader)
Natalie Portman (Senadora Amidala / Padmé Naberrie-Skywalker)
Ian McDiarmid (Chanceler Supremo / Imperador Palpatine / Darth Sidious)
Samuel L. Jackson (Mace Windu)
Christopher Lee (Conde Dookan / Darth Tyrannus)
Anthony Daniels (C-3PO)
Kenny Baker (R2-D2)
Peter Mayhew (Chewbacca)
Frank Oz (Yoda)
Jimmy Smits (Senador Bail Organa)
Genevieve O'Reilly (Senador Mon Mothma)
Ahmed Best (Jar Jar Binks)
Jay Laga'aia (Capitão Typho)
Joel Edgerton (Owen Lars)
Oliver Ford Davies (Governador Whitesun-Lars)
Temuera Morrison (Comandante Cody / Comandante Thire / Comandante Bly)
Keisha Castle-Hughes (Rainha Apailana)
Rebecca Jackson Mendoza (Rainha de Alderaan)
Bruce Spence (Tion Medon)
Kee Chan (Senador Male-Dee)
Ling Bai (Senadora Bana Breemu)
Warren Owens (Senador Fang Zar)
Rena Owen (Senadora Nee Alavar)
Christopher Kirby (Senador Giddean Danu)
Matt Sloan (Plo Koon)
Rohan Nichol (Capitão Antilles)
Matthew Wood (General Grievous - voz)
James Earl Jones (Darth Vader - voz)
George Lucas (Barão Papanoida)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (Star Wars Episode II: Attack of the Clones)


História
A República está em uma crise terrível.Anakin e Obi-Wan tem uma nova missão: cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora senadora, Padmé Amidala (Natalie Portman), que está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida. Enquanto isso, Obi-Wan Kenobi parte numa investigação paralela para descobrir por que motivo estão querendo matar a senadora. Os Separatistas liderados por Conde Dooku (servente de Darth Sidios)atacam. Obi-Wan descobre um Exército secreto de clones encomendado pelo mestre Syfo Dias para a República. Os Jedi lutam contra o Conde, os clones lutam contra os droids, e o melhor: O famoso mestre Yoda faz uma fantástica luta de sabre de luz contra o poderoso Conde Dooku.No final,Anakin Skywalker e Padmé Amidala Se casam.

Guerras Clônicas
De acordo com o argumento de Star Wars, entre este filme e o seguinte da série teria lugar a Guerra dos Clones, ou Guerras Clônicas, um combate entre os clones, liderados pelos Cavaleiros Jedi (que lutavam pela República) e droids (que lutavam pela Confederação dos Sistemas Independentes).

Elenco
Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi)
Hayden Christensen (Anakin Skywalker)
Natalie Portman (Senadora Padmé Amidala)
Ian McDiarmid (Chanceler Palpatine / Darth Sidious)
Pernilla August (Shmi Skywalker)
Jack Thompson (Cliegg Lars)
Anthony Daniels (C-3PO / Tenente Faytonni)
Christopher Lee (Conde Dooku / Darth Tyranus)
Samuel L. Jackson (Mace Windu)
Frank Oz (Yoda - voz)
Andrew Secombe (Watto - voz)
Oliver Ford Davies (Sio Bibble)
Silas Carson (Viceroy Nute Gunray / Ki-Adi-Mundi)
Kenny Baker (R2-D2)
Ahmed Best (Jar Jar Binks / Achk Med-Beq - vozes)
Jimmy Smits (Senador Bail Organa)
Ayesha Dharker (Rainha Jamillia)
Joel Edgerton (Owen Lars)
Bonnie Piesse (Beru Whitesun)
Temuera Morrison (Jango Fett)
Daniel Logan (Boba Fett)

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (Star Wars Episode I: The Phantom Menace)


História
A maligna Federação Comercial, aliada ao Lorde Sith Darth Sidious, bloqueia as remessas para o planeta Naboo. E para evitar a guerra, o Chanceler Valorum envia três Cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, para negociar. Mas a Federação invade Naboo, e os Jedi são obrigados a aterrisar no planeta. Lá, resgatam a Rainha Amidala e vão com destino à Coruscant, capital da República Galáctica. Então o impulsionador para o hiperespaço da nave falha, e são obrigados a procurar um novo em Tatooine, onde Qui-Gon acha um escravo com dons da Força chamado Anakin Skywalker. Qui-Gon Jinn leva Anakin para Coruscant, a fim de que ele venha a ser treinado, mas o conselho Jedi o rejeita.

Parte 1 do filme, o bloqueio espacial de Naboo
2 Jedis são mandados para Naboo para negociar o fim do bloqueio espacial provocado pelo Vice-rei da Federação de Comércio, mas o Vice-rei, ao descobrir que os dois são Jedis, manda eliminá-los, os dois Jedis conseguem fugir, eles são Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn. Como a federação invade Naboo, os dois conseguem fugir e entrar na grande floresta que cobre parte do planeta, sem querer, Qui-Gon salva um Gunga, Jar-Jar Binks que com relutancia leva os dois Jedi para Gunga City onde o Rei dá para eles um submarino para atravessar o planeta pelo mar e assim chegar a capital de Naboo. Lá os dois salvam a Rainha Amidala e sua servente e os quatro junto de vários membros e prisioneiros da Federação Escapam em direção a República, Coruscant.

Parte 2 do filme, Tatooine
Durante a fuga a nave é acertada pela Federação e quem salva todos é o pequeno robô R2-D2, mas eles são obrigados a fazer um pouso de emergência no planeta Tatooine, lá o dinheiro da república não vale, então Qui-Gon negocia peças novas para a nave com o alien Watto que aceita dar as peças numa aposta em que fazem na corrida de POD´S, na loja, Qui-Gon, R2, Jar-Jar e Padme(a serva da rainha) conhecem um garoto chamado Anakin Skywalker, vendo que o garoto é um escravo e vai participar da corrida, Qui-Gon aposta nele, se ganhar ele leva as peças e o garoto que Qui-Gon percebe que pode ser um grande Jedi. Após ser sabotado várias vezes por Sebulba durante a corrida, Anakin consegue vencer usando a "Força" e vai embora com eles para Coruscant, mas antes de partirem, um Sith, Darth Maul, ataca eles, Qui-Gon consegue derrubar Darth Maul para eles fugirem.

Principais prêmios e indicações
Recebeu três indicações para o Oscar: Melhor Som, Melhores Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Especiais.
Recebeu seis indicações ao Framboesa de Ouro: Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator Coadjuvante (Jar Jar Binks), Pior Atriz Coadjuvante (Sofia Coppola) e Pior Dupla (Natalie Portman e Jake Lloyd).
Recebeu uma indicação ao Grammy, na categoria de Melhor Instrumental escrita para o Cinema.

Mestre Yoda


Biografia

"Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é."
Grande Mestre Yoda

Medindo meros 66 centímetros de altura, Yoda era um membro masculino de uma raça misteriosa. Ele foi o Grande Mestre da Ordem Jedi, um dos membros mais importantes do Alto Conselho Jedi nos últimos dias da República Galáctica, e o mais sábio, velho, e poderoso Mestre Jedi de todos os tempos. Ele tinha excepcionais habilidades no combate de sabre de luz, onde usava as técnicas acrobáticas da Forma IV. De 300 ABY até 19 ABY ele treinou quase todos os Jedi da Galáxia—como Grande Mestre, ele instruia todos os Younglings do Templo Jedi antes de eles serem adotados por um mestre. Entretanto, o único Jedi da República que não foi treinado por Yoda foi Anakin Skywalker—o que pode ter contribuido com a queda do jovem Jedi para o lado negro.
O estudante mais importante de Yoda foi Luke Skywalker, o qual Yoda treinou para ser o futuro dos Jedi. Tendo treinado o primeiro membro da Nova Ordem Jedi, Yoda serviu como canal entre as duas ordens, preservando a chama Jedi para uma próxima geração.

Personalidade e características pessoais

A habilidade de Yoda de aparecer como um espírito após se tornar um com a Força foi aprendida com Qui-Gon Jinn."Tentar não. Faça, ou não faça. Tentativa não há." — Yoda Para seus estudantes, o pequeno Yoda aparentava ser tanto como muito estrito ou como uma figura carinhosa, testando-os à extremos mentais e físicos em um momento e mostrando afeto no outro. Os estudantes também não gostavam dele no início, mas vinham a entender suas atitudes mais tarde. Yoda era muito habilidoso com o sabre de luz.Entre seus colegas do Conselho Jedi, ele era conhecido por fazer algumas travessuras e piadas. Para todos eles, ele era o humilde Yoda, que oferecia liderança instruída e sintetizava os ideais da Ordem Jedi; um mestre majestoso, ele era um sábio instrutor. Yoda falava uma versão incomum do Básico. Ele usualmente colacava os verbos (principalmente verbos auxiliares) após o objeto e do sujeito (um formato objeto-sujeito-verbo). Um exemplo de fala de Yoda: Quando novessentos anos você tem, boa aparência você não tem. Esse modo de falar também era mostrado por outros membros de sua espécie (ex: Yaddle), mas nem todos falavam dessa maneira (ex: Vandar Torake).
Quando velho, Yoda andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas era presente dos Wookiees. Sua rara bengala gimer continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastiga-se. Ele também usava uma cadeira flutuante para se mover mais rapidamente pelo Templo Jedi.
Outro ítem único para Mestre Yoda foi um blissl, um instrumento similar a uma flauta de pan, que ele deixava em volta de seu pescoço enquanto estava em Dagobah. Durante as Guerras Clônicas, ele também fez uso de um Kybuck dado a ele de presente por uma princesa de Woolwarrica em Kashyyyk.

Poderes e habilidades

"Tamanho não importa. Você me julga pelo meu tamanho?"
Mestre Yoda
Yoda podia bloquear o relâmpago da Força com suas mãos desarmadas.Yoda era um formidável praticante do combate de sabre de luz; sua escolha preferida era a Forma IV (Ataru), que foi a forma que ele alcançou o máximo. A Forma IV concedia ultrapassar suas limitações de tamanho e alcance. Ele era um espadachim excepcional, com incrível velocidade e destreza, saltando pelo ar e girando quando ele batia em uma defesa do inimigo. Yoda era um grande contribuidor para o alto nível de estratégia Jedi, e era um diplomata social comparável a Mace Windu.
Mestre Yoda podia controlar indivíduos tolos como o Capitão Typho e entrar nas mentes das outras, telecinesicamente levantar objetos enormes, incluindo naves de pouso C-9979, e usar o Empurrão da Força ou a Onda da Força. Ele também era capaz do Arremesso de Sabre, como é demonstrado em seu retorno ao Templo Jedi durante o Grande Purgo Jedi. Sua habilidade com o Brio da Força lhe dava o poder necessário para fazer as manobras acrobáticas de Ataru.
Yoda também podia vencer batalhas levantando a força de vontade de milhares de companheiros enquanto simultaneamente enfraquecia os espíritos de milhares de oponentes, usando uma técnica da Força chamada de meditação de batalha. Realmente, sua simples presença no campo de batalha era capaz de encorajar os espíritos do Exército da República. Ele podia dissipar e desviar o relâmpago da Força com suas mãos desarmadas, prever eventos com claridade e sentir a morte de pessoas individuais e identifica-las. Com seu treinamento com Qui-Gon Jinn, Yoda conseguiu o poder de adquirir uma identidade após se tornar um com a Força. Essas habilidades, em particular, mostravam um conhecimento mais profundo da Força que muitos Mestres Jedi e Lordes Sith não possuiam.

República - 896 ABY até 22 ABY

"Por oitocentos anos treinei eu Jedi. A mim decidir cabe quem treinado deve ser. Um Jedi precisa ter o profundo compromisso. Uma mente séria."
Yoda para Luke Skywalker

Um jovem Yoda sendo treinado pelo Mestre Gormo.Muitos detalhes do passado de Yoda são difíceis de determinar, mas alguns eventos de sua história foram estabelecidos. Nascido em um planeta remoto, Yoda originalmente não sabia que era um sensitivo à Força. Ele deixou seu planeta natal com um amigo Humano (que também não sabia que era um sensitivo à Força) em uma velha nave espacial para ir aos Planetas do Núcleo. Entretanto, muito antes deles chegarem ao seu destino, a nave foi atingida por um asteróide fazendo-a ficar danificada demais para os dois poderem consertar. Eles passaram vários dias vagando pelo espaço, fazendo eles ficarem exaustos. Tudo levava a acreditar que eles morreriam logo, quando seus sensores captaram um sistema estelar não muito longe. Eles tinham energia suficiente para chegar até lá, e foram em direção do sitema, onde bateram em um planeta pantanoso coberto de uma densa neblina.
Eles passaram poucos dias naquele lugar antes de serem encontrados por uma estranha criatura: o Mestre Jedi Ysalriano N'Kata Del Gormo, que revelou a eles que ambos eram sensitivos à Força. Mestre Gormo os levou até sua casa onde ele os treinou nos caminhos da Força e, após o treinamento deles estar completo, uma nave espacial da República Galáctica captou o sinal deles e resgatou os dois amigos, que agora eram dois Jedi. É possível que esse "resgate" foi de fato planejado pelo próprio Mestre Gormo, que timidamente ajudou os dois de maneira bondosa, mas isso nunca foi confirmado.
Em 796 ABY, Yoda recebeu o título de Mestre Jedi e começou a treinar seu primeiro estudante, que seria um dos milhares de Padawans que Yoda treinaria durante sua vida. Mais tarde, Yoda foi um dos Mestres Jedi que lideraram a academia móvel a bordo da espaçonave Chu'unthor, que foi construida cerca de 500 ABY. Após bater no planeta Dathomir cem anos depois, Yoda e outros Jedi encontraram as Feiticeiras de Dathomir. Chegando a um empate, Yoda concordou em deixar as fitas de dados, embora não deixando maneiras de lê-las. As fitas foram dadas a Rell do Clã da Montanha Cantante para mantê-las à salvo até uma época em que os Jedi viriam salvar o planeta da escuridão e a informação poderia ser seguramente compartilhada com as Feiticeiras. Isso não aconteceu até 8 DBY.
Perto de 700 ABY, uma insurreição aconteceu em Bpfassh, e um número exessivo de Jedi Negros apareceu na região. O próprio Yoda levou um dos guerreiros negros para o planeta Dagobah. Nesse mundo nebuloso, Yoda e o Jedi negro batalharam, e Yoda emergiu vitorioso. Entretanto, o poder do lado negro dilatou-se, deixando um lugar sombrio na área. Isso mais tarde viria a manifestar-se como um nexo de energia sombria centralizado em uma antiga caverna escondida embaixo de uma árvore corroída.
Em 482 ABY, Yoda viajou até Kushibah na procura de um novo Padawan. Entre os diminutivos Kushiban, o Mestre Jedi encontrou o jovem Ikrit, e o levou para ser treinado como um Jedi.
Em 200 ABY, Yoda, junto com outros poderosos Mestres Jedi da época, descobriu que a forma da Força havia começado a se dissolver, se tornando incerta. Estudando o perplexo mistério em meditação silenciosa, o Alto Conselho Jedi (do qual Yoda agora fazia parte) foi unânime—o poder do lado negro estava crescendo.
Alguns acreditavam que isso significava um iminente retorno dos Sith, mas como nenhum Lorde Negro surgiu, Yoda sugeriu uma teoria alternativa; a chegada do profetizado Escolhido, que traria equilíbrio à Força. Yoda, uma década antes das Guerras Clônicas (32 ABY).Em oposição, vários dos jovens Jedi disputaram com a teoria de Yoda, e formaram uma seita—o Potentium. Essa heresia não foi aceita pelo Conselho, e Yoda liderou a campanha para expeli-los da Ordem em 130 ABY. Cerca de 171 ABY, Yoda viajou até Ord Cestus e salvou os nativos X'Ting de um desastre. Eles homenagearam Yoda com uma estátua gigante do Mestre Jedi, de quase 70 metros de altura, dentro do Salão de Heróis X'Ting. Ele mais tarde foi o instrutor de sabre de luz de Cin Drallig.
Yoda foi forçado a entrar em combate—uma atividade que ele considerou como necessidade—durante o Conflito de Yinchorri de 33 ABY. Liderando seus companheiros membros do Conselho contra os guerreiros Yinchorri, Yoda provou que ele ainda era poderoso, mesmo em sua idade avançada.
Em 32 ABY, Qui-Gon Jinn levou o jovem Anakin Skywalker ao Conselho Jedi, requisitando o treinamento do menino dizendo que Obi-Wan Kenobi havia completado os testes necessários para se tornar um Cavaleiro Jedi, pois um Jedi só podia ter um aprendiz naquela época. Yoda, como professor de muitos dos Jedi do Conselho, e sendo o membro mais venerado e respeitado, teve um papel importante na decisão inicial de negar o pedido. Yoda acreditava que os anos como escravo do menino o haviam afetado e que ele ainda era muito apegado à memória de sua mãe para ser treinado seguramente. O futuro de Anakin, na opinião de Yoda, era incerto.
Entretanto, após Qui-Gon Jinn ser morto por Darth Maul, o Conselho voltou atrás na decisão e deixou o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, agora um Cavaleiro Jedi, treinar Anakin.

Guerras Clônicas - 22 ABY até 19 ABY

Início da guerra

"Iniciada, a Guerra dos Clones está."

Mestre Yoda
Yoda duela com o seu antigo estudante, Conde Dooku, em Geonosis
Uma década depois, durante a investigação de um estranho dardo venenoso, o Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi descobriu um enorme exército de clones que estava a ser criado em Kamino. Após muito debate, Yoda viajou até o planeta para ver esses clones por ele mesmo. Quando vários Jedi e a Senadora Padmé Amidala foram capturados no planeta Geonosis pelos Separatistas, notaram que uma fábrica de dróides montada no planeta estava produzindo um exército poderoso. Então foi decidido que os clones seriam usados para acabar com essa ameaça para prevenir a Galáxia de entrar em guerra. Isso também foi usado como uma missão de resgate para salvar a Senadora e os Jedi capturados.
Quando a batalha começou, Yoda descobriu que o exército dróide estava a ser liderado pelo seu antigo aprendiz Conde Dooku, que havia deixado a Ordem para se tornar um poderoso Lorde Sith e organizar a Confederação de Sistemas Independentes para se opor à República. Um duelo épico entre o saltitante Mestre Jedi e seu antigo aprendiz tomou início. Mestre Yoda provou ser capaz de poder conter todas as técnicas de Força do Lorde Sith, e após um pequeno mas explosivo duelo de sabre de luz em que o idoso Jedi se mostrou superior, o Conde fugiu, deixando Yoda distraído com um pilar a cair sobre os feridos Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. Yoda foi forçado a usar os seus poderes para parar o pilar e salvar os dois Jedi, dando a Dooku tempo suficiente para escapar.
Yoda durante a época das Guerras dos Clones.Mesmo tendo a República ganho a Batalha de Geonosis sob os comandos do General Jedi Yoda, este sentiu logo que a Guerra dos Clones seria um longo e tumultuoso período para a República e para a Ordem Jedi. Durante a guerra, Yoda, junto com vários outros Mestres Jedi, tornou-se um General lutando pelo lado da República em várias batalhas em mundos espalhados pela Galáxia.

Guerreiro de prontidão

"Guerra não faz grande ninguém."
Yoda
Muito cedo no conflito, Yoda agiu como chefe de frontidão em Axion, liderando os soldados clones na batalha de cima de seu Kybuck. Nesse mundo contestado, ele salvou a vida do Comandante Brolis, e no processo ele derrotou um Dróide hailfire. Durante a Batalha de Muunilinst, Yoda foi ao resgate de Luminara Unduli e Barriss Offee após as Cavernas de Ilum serem destruídas por dróides camaleões. Em Ilum, Yoda descobriu que tinha sido o próprio Dookan que havia enviado os dróides para destruir o templo de cristais.
Yoda havia perdido seu antigo Padawan para o lado negro antes da guerra começar, mas durante o conflito, Yoda perdeu outro grande amigo. O Rei Alaric de Thustra estava planejando ceder o planeta para a Confederação, mas seu plano era se juntar à República quando a corrupção acabasse. Yoda viajou até Thustra para conversar com Alaric, mas seu velho amigo estava decidido, e eventualmente, o planeta entrou em guerra. Sem ver o estado de seu planeta, Alaric atirou com um blaster em Yoda, deixando-o com a única opção de se defender. Sem escolha, Yoda ricocheteou o tiro para o Rei. Yoda lamentou a morte de seu amigo, mas ele lamentou ainda mais ter usado seu sabre de luz na batalha, e temeu o fato que ele viria a usar sua arma em muitas outras batalhas que estavam por vir.
Próximo do fim da guerra, Yoda recebeu uma comunicação do Conde Dookan vinda de Vjun. Yoda estava ciente das armadilhas de Dookan, mas ele tinha esperanças de que o Conde estava tentando encontrar o caminho de volta ao lado da luz. Junto com os Cavaleiros Jedi Maks Leem, Jai Maruk, e seus Padawans Whie Malreaux e Tallisibeth Enwandung-Esterhazy, Yoda viajou secretetamente à Vjun. Entretanto, no caminho, Asajj Ventress atacou e capturou os quatro, matando Leem e Maruk. Ventress tentou destruir a estação espacial para matar Yoda. A pequena criatura verde, usando seus poderes, destruiu a nave de Ventress. Yoda então se encontrou com Dookan em Château Malreaux, e confrontou o Lorde Sith vendo que ele era inteiramente do lado negro. Dookan tentou converter Yoda ao lado negro, mas o Mestre Jedi facilmente deixou de lado as promessas de Dookan. Yoda também tentou converter Dookan ao lado da luz, e suas palavras pareceram causar um efeito profundo em Dookan. A intervenção inesperada de Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker fez Dookan voltar ao lado negro, e Yoda foi forçado a entrar em um segundo combate com o Conde. Ambos Yoda e Dookan sobreviveram, mas cada um deixou a batalha com muito em suas mentes.

Invasão de Coruscant

"A tempestade está piorando, temo eu."

Yoda

Yoda observando a Batalha de Kashyyyk.Apesar desse estado sombrio, Yoda ficava a maior parte do tempo em Coruscant, e coordenava os esforços de guerra do Templo Jedi. Durante a Segunda Batalha de Coruscant, Yoda novamente usou seu Kybuck, dando suporte as forças do Capitão Fordo com um combate de sabre de luz montado. Ele eventualmente mandou a criatura devolta ao Templo, e continuou lutando (lado a lado com Mace Windu) a pé. Apesar de seus esforços, os Jedi foram incapazes de previnir o General Grievous de capturar o Supremo Chanceler Palpatine, mas Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi conseguiram mais tarde resgatar o Chanceler, matando Dookan no processo. Com suas esperanças de trazer seu antigo pupilo devolta ao lado da luz agora acabadas, Yoda focou-se no objetivo de derrubar o último Lorde Sith, mesmo com a tensão entre o Alto Conselho Jedi e o Gabinete do Supremo Chanceler crescendo.
Em 19 ABY, o Supremo Chanceler Palpatine apontou Anakin como seu representante pessoal no Conselho Jedi. Novamente, o Conselho foi hesitante sobre o temperamento de Skywalker. Yoda novamente teve um papel importante na ascensão do jovem Jedi na ordem, e eles negaram o nível de Mestre Jedi à Anakin. Durante essa discussão, os clones informaram que os Wookiees estavam sob ataque e Yoda, que já tinha sido o vigilante do planeta, decidiu ir até Kashyyyk para ajudá-los. Yoda era habilidoso com a técnica da Meditação de Batalha, e usou esse poder durante a Segunda Batalha de Kashyyyk para ajudar os Wookiees e os clones.

Sobrevivência

"Em um estado sombrio nós nos encontramos... um pouco mais de conhecimento iluminar nosso caminho pode. "
Yoda

Enquanto Yoda estava em Kashyyyk, Palpatine, agora revelado como sendo Darth Sidious, ordenou que os clones implementassem a Ordem 66, que era a exterminação de todos os Jedi. Yoda sentiu que os Jedi estavam sendo mortos Galáxia adentro, e foi capaz de impedir o Comandante Gree e suas tropas de matá-lo. Com a ajuda dos Wookiees Chewbacca e Tarfful, Yoda conseguiu escapar do planeta e se encontrou com outro Jedi sobrevivente, Obi-Wan Kenobi, e o Senador Bail Organa de Alderaan. Os dois Jedi então foram ao conquistado Templo Jedi para poder reconfigurar o sinal que estava dizendo aos Jedi sobreviventes para retornar à Coruscant, o que era uma armadilha. Eles desativaram essa armação, após enfrentarem vários soldados clones, e viram o Templo coberto pelos corpos de Jedi assassinados, incluindo os Younglings, que foram mortos por um sabre de luz.
Yoda luta pelo caminho até o Templo Jedi, agora nas mãos do Império.Os dois logo descobriram que Anakin havia passado para o lado negro, e que agora ele estava com o título Sith Darth Vader. Eles concordaram que os dois Lordes Sith precisavam ser destruidos. Yoda continuou em Coruscant para confrontar o alto proclamado Imperador Palpatine, enquanto Obi-Wan enfrentaria seu aprendiz. Rapidamente derrotando os guardas de Palpatine com as habilidades que só um Mestre Jedi poderia ter, Yoda começou a batalha que decidiria o futuro da Galáxia. O Grande Mestre da Ordem Jedi e o Lorde Negro dos Sith estavam equilibrados. Durante a batalha, sua visão transpassou o véu do lado negro, e Yoda foi capaz de ver um reflexo do futuro. O que ele viu não é claro, mas uma coisa é certa—Yoda ganhou uma intuição de esperanças para a Galáxia, e ele não poderia arriscar morrer ali.
Yoda e o Imperador Palpatine duelam no Gabinete do Supremo Chanceler.A batalha terminou em um empate, quando uma explosão da Força (causada pela deflexão de Yoda para se defender dos relâmpagos da Força de Palpatine) os separou. Ambos os mestres foram capazes de se segurar nas câmaras do Senado; Sidious conseguiu se agarrar à uma câmara para não cair no chão, Yoda, entretanto, foi incapaz de se segurar, e caiu vários andares até bater no chão do Senado. Naquela hora, Yoda estava muito cansado para continuar a luta, e graças a Bail Organa, ele conseguiu escapar para Polis Massa.
Lá, ele foi um instrumento na decisão do destino das crianças Skywalker, concordando que Luke e Léia deveriam ser escondidos de Darth Vader e do Imperador em lugaras insuspeitáveis. Além do idoso Mestre Jedi, somente os Organas, os Lars, e Kenobi poderiam saber a localização das crianças. Ele também contou a Obi-Wan outro segredo—um velho amigo, Mestre Qui-Gon Jinn, havia encontrado o caminho para adquirir uma identidade após a morte, uma habilidade que ele ensinaria a ambos. Yoda tomaria um papel que ele não teve durante séculos: um aprendiz.

Exílio - 19 ABY até 4 DBY

"Para o exílio eu devo ir. Eu falhei."
Yoda para Bail Organa
Yoda observa Dagobah, seu novo lar, com pouco entusiasmo.Durante o Grande Purgo Jedi, Yoda escapou para Dagobah e ficou nesse planeta pantanoso durante a Guerra Civil Galáctica. Ele fez sua casa dentro de uma árvore sensitiva à Força, deixando o organismo absorver o poder da Força que estava em volta. Assim, a marca de Yoda na Força estaria escondida, e Darth Vader seria incapaz de encontrar o santuário do pequeno mestre verde.
Em adição as formas maciças que disfarçariam sua presença na Força Viva, haviam vários outros fatores que contribuiam para a decisão de Yoda de viver em Dagobah, como a Caverna do Lado Negro que contrariaria sua presença no lado luminoso, e o fato de Dagobah ser um dos trinta e sete planetas apagados dos Arquivos Jedi, o que ajudaria sua anominidade. Yoda matou outro Jedi Negro de Bpfassh aqui em 19 ABY.
Yoda passa seus conhecimentos para Luke Skywalker.Logo após isso, Qu Rahn foi até Dagobah e aprendeu muitas habilidades com o sábio e velho mestre. Antes da Batalha de Hoth, Tash e Zak Arranda também se encontraram com Yoda. Foi durante esses anos que o pequeno mestre Jedi criou um gosto por ensopado de raízes.
Em um certo ponto do exílio, o cronista da Aliança, Major Arhul Hextrophon, descobriu o paradeiro de Yoda e viajou até Dagobah para encontrá-lo. Yoda originalmente planejou limpar a mente de Arhul, mas decidiu não fazê-lo, já que não era o modo Jedi causar dor e sofrimento—nesse caso, a perda de memória. Hextrophon prometeu que não revelaria a existência de Yoda. Ele apagou os arquivos que o levaram até o mestre Jedi, e mesmo podendo publicar essas informações em seu jornal privado, é acreditado que ele manteve sua palavra.
Quando Luke Skywalker (filho de Anakin Skywalker) pousou em Dagobah, Yoda relutantemente concordou em treiná-lo nos caminhos da Força, expressando cuidado quando sentiu que a personalidade de Luke era similar à de Anakin e julgando-o muito velho para treinamento. O Mestre Jedi provou ser o exelente professor que era, treinando Luke no tempo limitado que eles tinham. Entretanto, antes do treinamento estar completo, Luke escolheu deixar Dagobah para confrontar Darth Vader na Cidade das Nuvens e salvar seus amigos. Yoda tentou convencer Luke a ficar, achando que ele não estava pronto para confrontar Vader ainda. Entretanto, nem Yoda e o espírito de Obi-Wan conseguiram persuadi-lo a ficar. O jovem Luke prometeu voltar para completar o treinamento.
Doente eu estou. Velho e fraco. Quando 900 anos você tem, boa aperência você não tem!
Yoda para Luke Skywalker
Yoda morre, tornando-se um com a Força.Luke retornou um ano depois, e encontrou o velho Yoda em péssima saúde, obviamente incapaz de continuar seus ensinamentos. Yoda disse a Luke que seu último teste para se tornar um Jedi seria enfrentar Darth Vader. Yoda então morreu com 900 anos de idade e se tornou um com a Força. Na celebração após a Batalha de Endor, Luke pôde ver os espectros de Yoda, Obi-Wan, e de seu redimido pai.

No Universo Expandido

Quando Yoda tinha 700 anos, ele começou a serviu em um conselho de mestres Jedi instruindo novos estudantes a bordo da poderosa nave de treinamento Jedi, Chu'unthor. A nave caiu no planeta Dathomir. Os mestres Jedi tentaram libertar a nave de seu confinamento no pântano mas foram expulsos por Nightsisters Dathomirianas.
Muito da historia de Yoda é desconhecida. Junto aos tempos escuros que acompanharam a queda da república, Yoda treinou o rei de Gannathan, Empatojayos Brand nos caminhos da força. Um outro estudante seu era o poderoso e sábio Qu Rahn.
Outro conto sobre o passado de Yoda envolve uma jornada para parar a destruição causada pelos Jedi Negros de Bpfassh. Um desses Jedi Negros rumou à distante Dagobah, com Yoda seguindo-o para um confronto direto. O Jedi Bpfasshi morreu, sua força escura foi absorvida e unida a uma árvore próxima -- criando um nexo com o lado escuro. Acredita-se que Yoda escolheu Dagobah como seu lugar de exílio devido às energias do Lado Negro que emanavam da árvore. À distância, os usuários da Força como o Imperador não detectariam Yoda pois a presença brilhante do lado Jedi do mestre seria cancelada pela presença do Lado Negro da presença de Bpfasshi.
Como os demais Jedi, Yoda se tornou um General nas Guerras Clônicas, liderando enxames de Clone Troopers da República na batalha contra a Confederação de Sistemas independentes. Essa foi uma época tulmutuosa para os Jedi. Alguns, em desacordo com as políticas por trás da guerra, deixaram a ordem em protesto. Reconhecendo que essa discórdia nas fileiras Jedi mostraria uma fraqueza da Ordem perante o público e seus inimigos, Yoda ficou gravemente preocupado com esse eventos.
Apesar de Yoda ser largamente reconhecido como um sábio instrutor que permanecia a maior parte do tempo dentro do Templo Jedi, ele foi visto na frente de batalha, em combate, durante as Guerras Clônicas. Ele liderou tropas para o campo de batalha montado em um leal corcel kybuck, liderando o ataque contra os Separatistas. Em Axion, o diminuto Mestre Jedi derrotou um droid lançador de mísseis usando apenas suas habilidades e o poder da Força. Yoda também foi fundamental em facilitar as extenuantes relações diplomáticas entre o Senado e os Wookies, mantendo Kashyyyk com a República durante o conflito.
Durante a guerra civil galática, o principal Historiador da Aliança, Major Arhul Hextrophon estava pesquisando histórias sobre o Mestre Jedi quando este descobriu uma evidência da existência de Yoda na Universidade de Charmath. Hextrophon viajou a Dagobah, onde se encontrou com Yoda. Yoda estava a ponto de apagar a mente de Arhul todo o conhecimento sobre o mestre Jedi quando algo em seu coração não deixou. Nisso, Arhul jurou segredo sobre Yoda, e este o deixou partir. Em vez de registrar em suas anotações pessoais, Hextrophon não disse a alma alguma sobre o que descobriu em Dagobah.

Death Star


É uma gigantesca estação espacial, com 120 km de diâmetro - praticamente uma lua. Carrega milhares de soldados e caças TIE, mas sua arma maior é o superlaser, que causa a destruição total de planetas (como aconteceu com Alderaan, em Star Wars IV - Uma Nova Esperança).
Em O Ataque dos Clones (o episódio II), é mostrada como um projeto secreto. Em A Vingança dos Sith (episódio III), é mostrado o início da construção,na órbita do sistema Mustafar. Na trilogia original de Guerra nas Estrelas, a Estrela da Morte é destruída por Luke Skywalker, que lançou um torpedo de prótons através do seu caça X-Wing para uma saída térmica que estava diretamente ligada ao reactor principal da estação, causando assim uma enorme reação em cadeia que resultou na explosão instantânea da Estrela da Morte.
Mas o imperador Palpatine não desistiu. Em O Retorno de Jedi, começa a construção de uma segunda Estrela da Morte, ainda maior (160 km de diâmetro) e mais poderosa, protegida por um escudo defletor, emitido através da lua florestal do planeta Endor. Mas a Aliança Rebelde, num plano de ataque elaborado, destruirá primeiro a base emissora do escudo invadindo de seguida a carcaça da estação incompleta para destruir o reactor principal. O autor deste último feito é Lando Calrissian. No final desta façanha dos Rebeldes, o Imperador morre às mãos de Vader que será arremessado para o centro do reactor. Vader, sofrendo de colapso dos órgãos cibernéticos devido a exposição a altas doses de electricidade, perecerá de seguida. Admitirá num último diálogo com o seu filho, Luke, que este estava certo sobre sua bondade. Vader perece assim na Estrela da Morte, tendo como única testemunha do seu trágico destino o seu filho que o transportará e cremará, à maneira dos rituais Jedi, em Endor. No meio da festa na aldeia dos Ewoks, Luke vê os espíritos do pai, Anakin, de Obi-Wan e do Mestre Yoda.

Han Solo


Características do personagem

Han Solo é um mercenário, nativo do planeta Corellia, mas residente em Tatooine. É proprietário da nave espacial Millenium Falcon, descrita por ele como "a nave mais veloz da galáxia" e tem como co-piloto o wookiee Chewbacca.
Precisando de dinheiro urgente para pagar o credor Jabba, Han aceita transportar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi para o planeta Alderaan.
Porém, ao chegarem lá, só acham um cinturão de asteróides, pois o planeta fora destruído pela arma letal Estrela da Morte. E é para lá que a Falcon se dirige, sendo capturada pelo "raio trator". Han, Luke e Chewbacca resolvem ir ao resgate da princesa Leia, que estava na área de confinamento, enquanto Obi-Wan vai desligar o raio trator. Han e Luke são bem-sucedidos, mas Obi-Wan, apesar de ter desligado o raio, acaba morrendo em duelo com Darth Vader. A Falcon foge para a base da Aliança Rebelde.
Ao receber seu pagamento, Han resolve ir embora, apesar dos apelos de Luke para ajudar no ataque á Estrela da Morte.
Porém, quando a nave de Luke está prestes a ser abatida, a Falcon aparece e o salva, permitindo a ele dar os disparos fatais. Han e Chewbacca unem-se à Aliança Rebelde.
Durante a batalha no planeta Hoth, Han decide pagar sua dívida ao gângster Jabba the Hutt, mas acaba sendo impedido pois os soldados imperiais vencem a batalha e eles têm que fugir. Sua nave, a Millenium Falcon, fica danificada e Han decide então ir ao planeta Bespin, em uma visita a seu velho amigo, Lando Calrissian, na Cidade das Nuvens (Cloud City), por ele administrada. Ao chegar lá, descobre que Lando havia feito um acordo com Darth Vader e Solo acaba por ser capturado e congelado em carbonita. Solo é entregue ao caçador de recompensas Boba Fett, que deve levá-lo à Jabba, que colocou um alto prêmio em troca de Han Solo vivo, por ele não ter pagado a dívida. Seus amigos tentam resgatá-lo antes que ele seja entregue à Jabba, fato narrado no livro Sombras do Império, mas não obtêm sucesso na misão.
Eles bolam outro plano e tentam resgatá-lo novamente, desta vez já no palácio de Jabba, em Tatooine. Solo finalmente é resgatado e Jabba morre.
Após isso, eles vão para a lua de Endor em um plano para destruir a nova arma do Império, a segunda Estrela da Morte. Após a desativação de seus escudos, a Estrela da Morte é destruída pelos rebeldes , o Império é derrotado e o Imperador e Vader morrem.

No universo expandido

Após a batalha de Endor, Han Solo casa-se com a princesa Léia e eles têm três filhos: Os gêmeos Jacen e Jaina, e o caçula, Anakin Solo. Ele batalha por muito tempo contra a raça de outra galáxia para salvar a nova republica

Sobre seu passado

Antigamente, Han Solo trabalhava para o Império, e chegou a ser nomeado Tenente Imperial. Em uma missão em que o Império deveria comprar filhotes de Wookiees, capturados por escravistas, a nave escravista é atacada por Wookiees liderados por Chewbacca. Os filhotes são salvos e mandados para longe e o então tenente Solo recebe a missão de verificar a nave dos escravistas. Chegando lá, ele encontra somente Chewbacca vivo, todos os outros mortos. Mas o Wookiee está ferido e desmaiado, e seu comandante ordena que ele o mate, mas ele diz que nunca atiraria num inimigo indefeso. O comandante o ameaça de morte se a ordem não fosse cumprida. Ele assume os controles da nave e foge. Após isso, ele sai do Império e passa a trabalhar como mercenário ao lado de Chewbacca.

C-3PO


O C-3PO é uma andróide do mundo fictício da Guerra nas estrelas,é um dróide de protocolo (intérprete e relações-sociais) fluente em 6 milhões de meios de comunicação.Foi inspirado no robô de Metrópolis.
C-3PO foi encontrado no lixo e reconstruído por Anakin Skywalker a partir de todo tipo de sucata para ajudar a mãe.
No começo,ele era simples,com todos os seus mecanismos expostos.Alguns anos depois,a mãe de Anakin,Shmi,lhe deu placas de revestimento para protegê-lo das tempestades de areia.
10 anos depois de ser ativado, C-3PO reencontra Anakin e R2-D2.Vai com eles para o planeta Geonosis, onde C-3PO acidentalmente cai numa fábrica de dróides, onde é decapitado e tem sua cabeça fundida num dróide de batalha(e a cabeça de um dróide no seu corpo). R2-D2 volta as peças pro lugar.
Depois, R2-D2 e C-3PO são as únicas testemunhas do casamento de Anakin e Padmé Amidala.
C-3PO passa a trabalhar para Padmé (que lhe dá novo revestimento, dourado) nas missões diplomáticas. Três anos depois, C-3PO e R2-D2 têm suas memórias apagadas - o que explica o que se segue.

Darth Vader


Episódio III: A Vingança dos Sith

Anakin Skywalker, tendo sonhos terríveis em que via a esposa Padmé Amidala morrendo durante o parto de seu filho, na esperança de salvá-la, junta-se ao Lado Negro da Força após matar o Mestre Jedi Mace Windu, já que este tinha por missão matar o Chanceler Palpatine (Anakin é iludido, achando que conseguiria salvar a sua esposa), tornando-se aprendiz do malévolo Darth Sidious. Este, que se escondia na figura de Palpatine, proferiu a frase mais constrangedora do filme para os fãs de Anakin Skywalker: "Daqui em diante, sereis conhecido como Darth... Vader". Ao ser seduzido pelo Lado Negro da Força, Anakin (agora Vader) esquece completamente o objetivo de salvar sua esposa e passa a se preocupar apenas consigo mesmo. Nos primeiros atos como aprendiz Sith, Vader inicia a perseguição aos Jedi e acaba com os líderes Separatistas, escondidos no planeta vulcânico Mustafar. Lá, Padmé visita-o e tenta fazê-lo mudar de idéia. Zangado ao descobrir que o seu antigo mestre Obi-Wan Kenobi estava na nave de Padmé, por ciúme, ele usa a força para estrangula-la, mas não a mata. Ele e Obi-Wan travam um duelo épico e Obi-Wan, com um golpe preciso, corta-lhe fora o braço esquerdo (o outro era uma prótese para substituir sua mão direita original, que Conde Dooku lhe arrancara no segundo filme) e ambas as pernas. Anakin, impossibilitado de se mover, é deixado por Obi-Wan, e escorrega da íngreme montanha que o mantinha fora dos rios de lava derretida ao seu redor e seu corpo é (quase totalmente) consumido pelas chamas. Palpatine chega imediatamente e leva Vader para uma unidade médica, onde o seu corpo é misturado com um suporte de vida robótico, numa armadura negra. A partir de então ele seria o responsável pela ordem de toda a galáxia, o braço direito do agora Imperador Palpatine.

Episódio IV: Uma Nova Esperança

O Império conseguiu conquistar grande parte da Galáxia. Mas uma força surgiu, que se opôs aos atos das forças imperiais: a Aliança Rebelde. Darth Vader então parte no encalço da suposta líder rebelde, a Princesa Leia Organa, que teria em sua posse planos secretos da Estrela da Morte. Vader apanha a nave de Leia, mas não encontra os planos (deixados por Leia num dróide, que fugiu numa cápsula de emergência). Vader captura e leva Leia para a Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial de batalha do Império. Lá tentam, com todo tipo de tortura, descobrir a localização da base secreta dos rebeldes. Então o encarregado da Estrela, Grand Moff Tarkin, lança uma nova estratégia: ameaça destruir o planeta de Leia, Alderaan, se ela não colaborar. Leia então responde (mentindo) que a base estaria em Dantooine. Ainda assim, Tarkin ordena a destruição de Alderaan. Pouco depois, uma nave estranha é capturada pelo "raio trator" da Estrela da Morte. Na nave vinha uma missão de levar o dróide R2-D2 a Alderaan, com Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker e Han Solo. Enquanto Luke, Han e Chewbacca vão resgatar Leia da área de confinamento, Obi-Wan desativa o raio trator. Após fazê-lo, encontra Darth Vader, e os dois têm um segundo duelo. Obi-Wan deixa-se matar pois sabe que morto será de mais valia para Luke. Após sua fuga, o grupo segue para a quarta lua do sistema Yavin. Mas não esperavam que estavam sendo rastreados. Algumas horas depois, os rebeldes percebem que a Estrela da Morte estava à frente do planeta Yavin, mas para sorte das tropas rebeldes ela não estava com o planeta na mira (ainda), Tarkin ordena a destruição do planeta. Assim a Estrela da Morte começa a rodear o planeta em busca de sua presa. Os rebeldes mandam um grupo de assalto para destruir a Estrela da Morte, junto a esse grupo está o jovem Luke Skywalker. Enquanto a batalha continua a Estrela da Morte está em um alcançe da base rebelde em exatos 15 minutos. É nessa hora em que Darth Vader chama dois pilotos para destruir os esquadrões X-Wing. No mesmo tempo, três desses caças estão em um tipo de corredor que dá acesso ao gerador principal por meio de uma pequena bifurcação(faltando apenas 3 minutos) que liga o gerador à superfície eles tentam acertar um tiro de íons nessa bifurcação, mas não conseguem. Assim a sorte está lançada nas mãos de Luke, que após a morte de um dos seus amigos começa a ouvira a voz de Obi-wan. Obi-wan aconselha o garoto a desligar seu computador de bordo e se concentrar na Força. Mas, desafortunadamente, Vader está em seu encalço, e acerta R2-D2 com um tiro na traseira do X-Wing de Luke. Luke continua se concentrando até que atinge a força e ao mesmo tempo alcança o reator. Vader percebe que a força é muito poderosa naquele X-Wing, então decide destruí-lo, mas na hora em que vai atirar, ele acaba sendo surpreendido por Han Solo, que destrói um dos caças de Vader e faz com que o outro colida com o caça de Darth Vader, que acaba rodopiando por um tempo (afastando-se da estação). Então, Han diz para Luke: "Você tá livre, garoto. Agora arrebenta essa porcaria e vá pra casa!" Luke atira seu canhão de íons e acerta o alvo, bem a tempo de salvar a base rebelde que ja estva na mira da Estrela da Morte, que estava a ponto de disparar. Assim, Luke destrói completamente a Estrela da Morte.

Episódio V: O Império Contra-Ataca

A Aliança é obrigada a mudar de base e escolhe uma nova no gélido planeta Hoth. Mas o Império encontra-os, e eles são obrigados a fugir novamente. As naves imperiais começam a perseguir a nave da Princesa Leia, mas perdem-nos num cinturão de asteróides. Mais tarde, Darth Vader captura Leia no planeta Bespin, onde pediriam ajuda ao amigo de Han, Lando Calrissian. Darth, como gratidão por ter ajudado na captura, deixa o caçador de recompensas Boba Fett levar Han Solo, congelado em carbonite. Vader sabia que Luke viria ao resgate dos amigos e quando ele vem, começam um duelo. Então Vader corta a mão de Luke, tentando levá-lo para o Lado Negro e solta uma das revelações mais chocantes do cinema: "Não, Luke... Eu sou seu pai!" Mas Luke escapa, saltando para um fosso. Luke e Leia estão no hospital, um médico implanta uma mão robótica no jovem Jedi, que parte para vingar-se de Vader.

Episódio VI: O Retorno de Jedi

O Império está construindo uma nova Estrela da Morte, protegida com um campo de força gerado na lua florestal do planeta Endor. O próprio Imperador Palpatine decide visitar pessoalmente a estação ainda inconcluída e é recepcionado por Darth Vader. Este, mais tarde, recebe Luke, que se rende querendo provar que Vader ainda possui bondade. Na Estrela, Palpatine começa a tentar Luke ao Lado Negro da Força e tendo como ponto a destruição dos Rebeldes, sendo mostrada na janela. Quando Luke vai atacar o Imperador com o seu sabre de luz, Vader, usando uma velocidade espantosa, bloqueia a investida de Luke e começam um último duelo no qual Vader (enquanto Luke estava escondido) utiliza-se da telepatia para descobrir sobre a irmã gêmea de Luke e diz que se ele não se unir ao Lado Negro, Leia iria unir-se. Luke surge, e corta a mão do pai. O Imperador tenta-o pela última vez e Luke declara-se um Jedi, resistente ao Lado Negro. Palpatine, furioso, responde mandando raios contra Luke. Então, quando o Imperador mataria Luke com uma rajada final, Darth Vader, com o seu braço restante, agarra Palpatine e lança-o contra o reator principal da Estrela da Morte, destruindo definitivamente o diabólico Senhor dos Sith, assim concluindo a profecia na qual os Sith são exterminados, e ele torna-se novamente Anakin Skywalker. Vader pede para Luke tirar a máscara, para vê-lo com os próprios olhos uma última vez. Suas últimas palavras são: "Diga à sua irmã que você estava certo" (sobre a sua bondade). Em Endor, Luke queima o corpo do pai num funeral Jedi e vê que ele se tornou um espírito do Lado Iluminado da Força ao aparecer juntamente com Obi-Wan Kenobi e Yoda.