
Star Wars - Guerras Clônicas (Star Wars - The Clone Wars)
As Guerras Clônicas têm esse nome porque o exército da República era composto por milhares de clones do caçador de recompensas Jango Fett, produzidos no planeta Kamino. As Guerras tiveram início na batalha de Geonosis e tiveram fim com a morte do General Grievous, no planeta Utapau.
Durante as Guerras, muitos personagens foram introduzidos na saga, como a 501ª Legião, Asajj Ventress, Durge e o próprio General Grievous. Alguns dos heróis e vilões principais foram Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Mace Windu, Yoda, Shaak Ti, Ki-Adi-Mundi, Darth Sidious, Durge, Asajj Ventress e Conde Dookan.
As Guerras, na verdade, foram apenas parte do plano do maléfico Chanceler Palpatine(também conhecido como o Lorde Sith Darth Sidious), para aumentar a confiança dos Jedi nos clones, que mais tarde os trairiam, aumentar a fúria do Padawan Anakin Skywalker, entre outros motivos.
Ao fim das Guerras, nasceu o Império Galáctico, com Palpatine como imperador, Anakin Skywalker traiu os Jedi e passou a ser o servo de maior confiança do imperador, com a nova identidade de Darth Vader; os Jedi foram quase extintos e a República desmoronou. Houve também muitas mortes como as de: Conde Dookan, General Grievous, Durge, Padmé Amidala, Roron Corobb, Ki-Adi-Mundi, Adi Gallia, Mace Windu, Aayla Secura, Stass Allie, entre outros.
A série foi concebida por Genndy Tartakovsky (criador dos desenhos O Laboratório de Dexter e Samurai Jack, co-criador do desenho A Mansão Foster Para Amigos Imaginários, e colaborador habitual dos desenhos Dois Cachorros Bobos e As Meninas Superpoderosas), a pedido de George Lucas (o criador de Star Wars, que admitiu ter se impressionado com a qualidade do desenho de Samurai Jack).